14 de fevereiro de 2016

Resenha | Operação Harém - Tony Chastinet

Título: Operação Harém
Autor: Tony Chastinet
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 344
Ano: 2015
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Depois de ter o sonho de fazer dinheiro no exterior destruído, Ariane volta ao Brasil disposta a denunciar uma grande rede de prostituição de luxo e tráfico internacional de mulheres. É assim que começa Operação Harém, livro-reportagem do jornalista Tony Chastinet, que, instigado pelo anonimato da operação à época, foi buscar informações para encaixar as peças dessa brilhante investigação conduzida pela Polícia Federal e por agências de segurança internacionais. O leitor terá à mão os detalhes do esquema milionário e saberá um pouco mais da vida das mulheres que fazem o famoso book rosa. Mergulhará na grande rede da prostituição de luxo, onde não há limites para o poder e a ganância.


Após cinco anos de pesquisa, o jornalista Tony Chastinet traz aos leitores Operação Harém, livro baseado em fatos reais que mostrará a sigilosa investigação realizada pela Polícia Federal em 2009, e que desvendou uma das maiores redes de prostituição de luxo do Brasil.

A história se inicia com Ariane, uma brasileira que está morando alguns meses em Londres e acaba por conhecer outras garotas brasileiras, as irmãs gêmeas que trabalham com esses tipos de ''eventos''. Atraída pelo dinheiro, Ariane entra pro mundo da prostituição luxuosa, mas nem tudo acabará sendo flores. Depois de passar por uma situação delicada, ela decide voltar ao país e se vingar de tudo que lhe fizeram passar, denunciando o esquema.

Depois de algumas queixas, a Polícia Federal começará suas investigações, mesmo não imaginando a quantidade e gravidade das informações que seriam encontradas.

Confesso que antes de ver o livro entre os lançamentos da Editora Nacional, nunca tive conhecimento algum dessa Operação, e depois de ter concluído a leitura, entendo bem o por quê.


A obra é dividida basicamente em dez capítulos, sendo que em cada um deles veremos as ramificações do esquema mais aprofundadamente. Isso porque o esquema era grandioso e ultrapassava as fronteiras nacionais, com garotas sendo enviadas a diversos países do mundo, como à França, Caribe e até Vegas.

O que comprava as garotas era o dinheiro fácil, mas veremos que essa realidade era, muitas vezes, mera enganação. Em muitos dos locais a situação era totalmente diferente das descrições dos cafetões, o que deixava muitas das mulheres enfurecidas, já que acabavam passando por situações absurdas e desumanas.

O esquema era de luxo justamente pelos altos valores cobrados e a qualidade das garotas oferecidas, mulheres com biotipo de modelo, ou até famosas, capas de revista, participantes de reality shows e dançarinas de programas televisivos.

Sendo um valor elevado, não seria qualquer pessoa capaz de se envolver no negócio. É por isso que a maioria dos trabalhos era solicitado por políticos, jogadores de futebol, empresários, mafiosos estrangeiros, além de outras personalidades da alta sociedade.


Os nomes dos envolvidos deixariam o público em geral abismado, e por esse motivo, as investigações foram muito sigilosas, até no momento em que foi encerrada, já que não teve uma ampla divulgação. É por isso também, que os nomes presentes na trama são fictícios, para preservar a identidade dos envolvidos, tanto homens quanto mulheres.

Tenho de dizer que me surpreendi muito positivamente com o livro, já que esperava uma história super formal e descritiva, quando o que encontramos é uma escrita mais romanceada. A complexidade e as ligações existentes no esquema são de deixar o leitor realmente em choque, pois provavelmente não imaginamos que tal mundo existia de uma forma tão natural.

Pra quem desconhece e tem curiosidade de saber como funcionava esse mundo secreto da prostituição, além de todo o trabalho realizado pela Polícia Federal, recomendo sim a leitura de Operação Harém, porque o livro é capaz de abrir nossos olhos para diversas realidades que acreditamos não existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!