7 de julho de 2015

Resenha | Um Milagre Chamado Grace - Kristin Von Kreisler

Título: Um Milagre Chamado Grace
Autora: Kristin Von Kreisler
Editora: Única
Páginas: 284
Ano: 2014
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Depois de ter sobrevivido a uma tragédia em que vários de seus amigos foram mortos, Lila Elliot sabe que suas cicatrizes só amenizarão com o tempo. E ela é grata pelo carinho de sua melhor amiga, que a hospedou em sua casa para que ela não ficasse sozinha e recebesse seus cuidados. Entretanto, algo em seu coração não consegue esquecer a tristeza e a dor desse trauma. Até que ela conhece Grace, uma golden retriever que sofreu abusos e maus tratos, mas que havia sido resgatada por Adam, um homem de bom coração que não suportou ver um animal tão triste e sofrido. Lila, que tem verdadeiro pavor de cães desde a infância, terá de dividir o espaço com Grace. As duas precisam de amor e de tempo para superar suas tragédias pessoais. Grace mantém distância de Lila, pressentindo o medo que ela sente. Aos poucos, porém, Lila consegue enxergar pelos olhos de Grace o amor e a coragem que são tão importantes para seguir em frente.
Um romance apaixonante, sobre os dramas da vida, as incertezas e o amor que chega inesperadamente.


Quando vi a capa de Um Milagre Chamado Grace nas promoções do Dia Mundial do Livro me apaixonei pela mesma pois amo animais, principalmente cachorros, e minha curiosidade me fez não resistir e acabar comprando-o.

Lila Elliot tem uma vida não muito boa. Apaixonada por pintura, ela morou por alguns anos com quem acreditava ser o homem perfeito para ela, descobrindo depois que ele a traía com outra namorada. Desde então ela mora em um apartamento que está longe de ser perfeito e trabalha em uma empresa de relações públicas, a Weatherby e Associados, local onde ela nunca imaginou trabalhar, pois sempre sonhou em poder seguir a carreira de pintora.

É então que uma tragédia acontece e piora ainda mais a sua vida. Em uma manhã chuvosa, o faxineiro da empresa, Yuri Makov, entra no prédio atirando e matando seus colegas. Apesar de levar um tiro, Lila acaba sendo uma das poucas sobreviventes. Sabendo da incapacidade inicial de Lila devido ao tiro, sua amiga Cristina decide convidá-la para morar um tempo em sua casa.


O que Lila não esperava era precisar conviver com Grace, uma Golden Retriever que foi vítima de maus tratos. O amigo de Cristina, Adam, roubou-a de seu vizinho cruel e, sem ter encontrado um lar onde a cachorra pudesse ficar, pede para que a amiga lhe de abrigo por algum tempo. Cristina aceita apesar de saber da antipatia de Lila por cães, devido a um trauma de infância. 

Quando Cristina tem de sair por algum tempo para acompanhar o trabalho do marido, ela pede a amiga que permaneça ali cuidando da casa. Por mais que Lila pense em recusar, já que seria muito difícil continuar vivendo sob o mesmo teto que Grace, ela sabe que deve esse favor a amiga e acaba aceitando. 

Inicialmente retraídas, tanto Grace quanto Lila terão de aprender a conviver uma com a outra. Assim, descobrirão que tudo que precisam para superar seus traumas é apenas o amor e confiança uma da outra.


Apesar de ter apreciado a leitura, alguns poréns me fizeram não amá-la da maneira que eu esperava. Pela sinopse já podemos imaginar que haverá um romance, mas a meu ver ele demorou muito para acontecer. Quando os protagonistas se conhecem, é perceptível a tensão e repulsa instantânea que surge entre os dois. Ao decorrer do livro acompanhamos essa relação evoluir negativamente para uma raiva muito grande, e em um momento de ajuda para com Grace, essa raiva se transforma em amor. Para mim, essa mudança de sentimento foi muito rápida e acabou não me convencendo totalmente, apesar de percebermos que o vínculo que se forma é fofo e benéfico a ambos.

Um dos problemas que pude perceber na personalidade de Lila é a falta de desprendimento. Isso é perceptível nas situações em que ela tem pavor de Grace devido ao seu medo de infância, como também em relação a tragédia mais recente em sua vida. Ela acredita que não conseguirá seguir sua vida sem antes descobrir os motivos que levaram Yuri a fazer o que fez, então ela vai atrás de parentes seus para procurar respostas. No final de tudo isso, a autora nos mostra que o importante é o perdão, saber superar determinados acontecimentos e prosseguir.


O que mais me encantou e se destacou no livro foi Grace. Ela tem seus momentos de temor em que precisa que alguém a conforte, mas apesar dos muitos maus tratos sofridos, não deixa de ser amável e dócil com quem realmente está ao seu lado cuidando dela. É impossível não se apaixonar por Grace e desacreditar os muitos males que alguém pode fazer a um simples animal. 

A escrita da autora é envolvente, e a conexão que ela consegue criar na relação de Lila e Grace é muito real. Quem tem um bicho de estimação deve se familiarizar com o sentimento de olhar nos olhos do seu animal e perceber todas as palavras que ele não consegue dizer fluir através do olhar. Esse elo que vai sendo criado é lindo, e vai ajudar ambas a se curarem.
''Sem dúvida Grace estava tentando abraçá-la de novo e fazer as pazes. Estava implorando para que Lila mostrasse que não estava chateada, e deixava claro que ela nunca deixaria de amá-la continuamente. Perdão, como adoração, era uma expressão da natureza de Grace; Lila poderia brigar com ela, mas ela nunca guardaria rancor.''   Pág. 133

O final foi um pouco frustrante para mim, pois acredito que a autora correu um pouco com os acontecimentos quando na verdade eu gostaria que ela tivesse desenvolvido mais sobre como tudo ficou. 


Se você assim como eu, é apaixonado por cães, não deixe de conferir Um Milagre Chamado Grace. Ler sobre algo que amamos é sempre um conforto e nos traz mais conhecimento, sendo que eu não poderia deixar de indicar essa obra.

Aproveitei para falar um pouco mais desse livro também em vídeo, então não deixe de assistir e saber um pouco mais sobre a minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!