10 de abril de 2015

Biografia Literária | Neil Gaiman

Heey peoples!
Hoje trago para vocês a biografia de mais um super autor: Neil Gaiman!



Nome: Neil Richard MacKinnon Gaiman

Nascimento: 10 de Novembro de 1960 - Hampshire, Reino Unido

Nacionalidade: Britânico









Neil Gaiman nasceu em Hampshire, no Reino Unido. Atualmente, ele vive nos Estados Unidos, perto de Minneapolis, com sua esposa Amanda Palmer.

Quando era criança descobriu o seu amor por livros. Devorava obras de C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, James Branch Cabell, Edgar Allan Poe, Michael Moorcock, Ursula K.LeGuin, Gene Wolfe e G.K. Chesterton. Se auto-descreve como “criança selvagem que foi criado em bibliotecas”. Ele ainda afirma “Eu não seria o que eu sou sem as bibliotecas. Eu era o tipo de garoto que devorava livros, e meus momentos mais felizes quando criança, foi quando convenci meu pai a me deixar na biblioteca local em seu caminho para o trabalho”.

Após ter sido rejeitado muitas vezes por editores, decidiu iniciar sua carreira de escritor como jornalista, na Inglaterra. Utilizando a profissão como meio de fazer conexões que ele esperava o ajudassem a ser publicado mais tarde, começou entrevistando pessoas e escrevendo crítica literária. Nessa época escreveu seu primeiro livro, uma biografia da banda britânica Duran Duran, que ele levou três meses para concluir. No fim dos anos 80 escreveu sua segunda obra, também uma biografia, dessa vez sobre o autor Douglas Adams: Don't Panic: The Official Hitch Hiker's Guide to the Galaxy Companion.

Gaiman começou então a escrever quadrinhos, e Violent Cases foi a primeira de muitas contribuições com o seu amigo Dave McKean. Mais tarde, estariam juntos na mini-série Orquídea Negra, publicada pela DC Comics.

Seu grande reconhecimento veio com Sandman. Obra de arte que lhe rende fãs até hoje. Sandman, narra a história de Morpheus, a personificação do sonho. A série teve inicio em 1988, e acabou em 1996. Foram 75 edições divididas em 10 volumes.

Em 1991, Gaiman publicou os Livros da Magia, uma mini-série em quatro partes que relata uma excursão às partes mágicas e mitológicas do Universo DC. Com uma história focada num adolescente inglês que descobriu que tem por destino talvez se tornar o maior mago do mundo. A mini-série foi popular e rendeu uma série regular escrita por John Ney Reiber. Muitas pessoas notaram similaridades entre Tim Hunter (protagonista da série) e o personagem criado mais tarde por J.K. Rowling, Harry Potter. Ao ser interpelado sobre essa semelhança, Gaiman respondeu que um jovem como feiticeiro tem precedentes na literatura.

Ele escreveu também canções, poemas e novelas, além da série de fantasia sombria intitulada Neverwhere para a rede de televisão BBC que a adaptou mais tarde para uma novela. Escreveu também o roteiro para o filme MirrorMask com seu amigo de longa data Dave McKean. Também escreveu o script para língua inglesa do filme Princesa Mononoke.

Neil recebeu um prêmio do Fantasy World Award em 1991 pela revista Sandman - Sonho de uma Noite de Verão. Também recebeu em 2002, o Prêmio Hugo por romance de destaque pela obra Deuses americanos, que ganhou também o Prêmio Nebula no mesmo ano. Em 2003, Coraline recebeu o prêmio de melhor novela. Em 2004, seu conto Um Estudo em Esmeralda ganhou outro Hugo. Além disso, já ganhou 13 Prêmios Eisner por seu trabalho nos quadrinhos.

Neil Gaiman é creditado como sendo um dos criadores dos quadrinhos modernos, bem como um autor cuja obra cruza gêneros e atinge o público de todas as idades. Ele está listado no Dicionário da Biografia Literária como um dos dez melhores escritores vivos pós-modernas e é um criador prolífico de obras de prosa, poesia, cinema, jornalismo, história em quadrinhos, letras de música e drama. Hoje possui um status de cult, o que atrai maior atenção da mídia tradicional.


Fontes: Neil Gaiman  ||  Neil Gaiman Brasil  ||  Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!