23 de março de 2015

Resenha | Nas Alturas - Camila Gatti

Título: Nas Alturas
Autor: Camila Gatti
Editora: Empíreo
Páginas: 244
Ano: 2015
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Marina é uma bela aeromoça acostumada a conquistar corações por onde passa. Franceses, italianos, israelenses, todas as nacionalidades são vítimas dos seus encantos tipicamente cariocas. Consciente de suas habilidades, ela prefere não se apegar a ninguém e deixa suas marcas em todos os lugares do mundo. A cada nova experiência, Marina se realiza plenamente como mulher, livre para fazer apenas aquilo que seus desejos mandam. Porém, suas escolhas também têm desvantagens, e ela começa a pensar se tanta liberdade vai conseguir preencher os espaços dentro de seu coração. (Inspirado em fatos reais.)





Marina é uma bela mulher carioca de 28 anos, bronzeada e com longos cabelos loiros. Iniciou sua carreira de aeromoça fazendo apenas voos domésticos em território brasileiro, mas aos poucos, conforme vai se aperfeiçoando em outros idiomas, ela passa a ser apta a realizar voos internacionais. É através dessas viagens internacionais que Marina irá conhecer grande parte de seus amantes, conquistando os com seu jeito sedutor.

Inicialmente temos Marina se envolvendo romanticamente com o francês Etienne em Paris. Porém, ao retornar ao Brasil, ela volta para os braços de seu namorado fazendeiro Germano, com quem tem um relacionamento ioiô. Há vários desentendimentos nesse triângulo amoroso, até descobrirmos um fato que deveria mudar a vida da protagonista e suas atitudes. Mas ser uma mulher comprometida não modificará em nada sua vida, e as aventuras amorosas em diversos continentes continuarão a arrebatar seu coração e saciar seus desejos.


Apesar de não saber o quanto a história é baseada em fatos reais, Marina revelou-se para mim uma personagem vazia, fazendo sempre os mesmos questionamentos e tomando as mesmas decisões. Uma protagonista egoísta pois não se importa com o sentimento das pessoas que conquista. Todo homem só lhe serve para uma noite, praticando o desapego para poder viver sua vida de aventuras com outro homem na noite seguinte.
''Certa de que o melhor a fazer será buscar novas aventuras, novos amores, novas 'coisas' que a façam se sentir viva, decide ser de todos sem se apegar a nenhum, vivendo rasos amores, em troca de momentos de prazer. Sabia viver assim muito bem. Para Marina, sentir é mais importante do que se entregar. Colecionava paixões, e assim seguia mundo afora, trocando contato como quem troca de roupa.''     Pág. 135

O maior fator que me incomodou durante a leitura e me fez sentir desgosto pela personagem foi esse múltiplo envolvimento com diversos homens ao mesmo tempo. Muitas vezes ela precisar ''usar'' um para poder esquecer outro, ou apenas para satisfazer seus desejos. Com essas atitudes e sem alguém que realmente nos ame ao nosso lado, nossa vida futura será provavelmente de tristeza e solidão, um espaço vazio que não foi devidamente ocupado.

A história em si tornou-se confusa e superficial, já que não somos agraciados por diálogos constantes durante a leitura. Como o livro é narrado em primeira pessoa pela própria Marina, essa falta de falas dos demais protagonistas gerou uma carência de conhecimento das personalidades secundárias para podermos, quem sabe, nos afeiçoar a eles e sentir um maior envolvimento durante a leitura.

O capítulo final da obra me agradou muito. Sem dúvida ele deixa o leitor com a esperança de que talvez Marina irá finalmente repensar suas atitudes e aceitar as mudanças que já tinha imaginado se propor a fazer durante o livro, agora com mais responsabilidades.

O livro tem uma boa diagramação, poucos erros ortográficos e uma fonte pequena, que não atrapalhou minha leitura. Apesar de muito bonita, acredito que a capa com uma moça ruiva não fez muito sentido para mim, já que sabemos que Marina é uma loira bronzeada. 

Em suma, Nas Alturas foi uma leitura que me decepcionou bastante. Ainda sim recomendo-o para quem goste de um livro com uma pegada erótica e diversas situações amorosamente pitorescas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!