27 de janeiro de 2015

Resenha | No Escuro - Elizabeth Haynes

Título: No Escuro
Autor: Elizabeth Haynes
Editora: Intrínseca
Páginas: 333
Ano: 2013
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.

Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele. 

Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo. 

Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.

Catherine Bailey é bem-sucedida, e aproveita o auge de sua vida saindo a baladas e festas todas as noites. Na noite de Halloween ela veste-se de noiva de Satã, com um vestido vermelho provocante que chama a atenção de todos. Após alguns drinques ela dirige-se ao bar Rivers com sua amiga. Entrando no bar ela conhece um segurança muito atraente, Lee, que passa despercebido à primeira vista. 

Após um segundo encontro na academia, os dois começam a se aproximar e um relacionamento inicia-se. Lee parece o homem perfeito, pois é bonito, atencioso e sedutor. Apesar disto, ele é muito misterioso tratando-se de algumas partes de sua vida, inclusive seu emprego.

Todas as amigas invejam Cathy por ter um relacionamento considerado perfeito. Aos poucos, a verdadeira personalidade de Lee começa a ser demonstrada para ela, e o trauma pelo qual ela passa jamais será esquecido.

Esse trauma mudou totalmente sua vida. Catherine agora vive com medo, traumatizada e incapaz de seguir sua vida normalmente. Trancar a porta do apartamento e verificar as janelas tornou-se uma árdua tarefa, que pode levar até horas para ser feita e, mesmo assim, o resultado não é satisfatório, sendo que as inúmeras verificações não a deixam tranquila e o sentimento de insegurança a domina.
''O tempo todo, noite e dia, meu cérebro gera imagens de coisas que aconteceram comigo e coisas que podem acontecer. É como assistir a um filme de terror repetidas vezes, sem nunca se tornar imune ao medo. Quando consigo fazer tudo direito, na ordem certa, fazer minhas verificações corretamente, seguir o ritmo certo, então as imagens somem por algum tempo. Se eu conseguir sair pela porta tendo a certeza de que minha casa está protegida, então disponho de algumas horas em que a pior sensação que tenho é a de um vago desconforto, como se algo estivesse faltando e eu não conseguisse saber o quê.''    Pág.28

Catherine vai precisar aprender a confiar nas pessoas e em seu novo viznho, Stuart, para conseguir superar seu transtorno obssessivo-compulsivo e talvez possa, algum dia, voltar a ser a pessoa que ela era. Porém, essa tarefa não será tão fácil assim, já que coisas estranhas começam a acontecer e lhe indicam de qualquer forma, que Lee está de volta.

O livro é narrado em primeira pessoa, intercalando a vida atual de Catherine no ano de 2008, com os acontecimentos trágicos do ano de 2004. Dessa forma vamos descobrindo aos poucos o trauma pelo qual a personagem passou e de que forma isso afetou a sua vida.

A autora conseguiu criar uma obra bastante brutal, mas que serve como um exemplo do que muitas mulheres tem de enfrentar, a violência. Esse fato é o que torna o livro perturbador, saber que talvez há diversas pessoas no mundo que se encaixam nesse perfil e estão sofrendo com essa agressividade de uma forma real e sofredora.

É impossível não se envolver com a história e sentir-se sensibilizado pelas situações que Catherine passa, e pelo momento de ignorância das pessoas ao seu redor, quando ela mais precisava de ajuda. 

A personagem faz um reflexão muito importante, que, muitas vezes é a mesma observação que nós fazemos em relação aos outros: se a pessoa está em um relacionamento ruim com uma pessoa agressiva, porque ela simplesmente não termina esta relação? Vivendo sob a mesma perspectiva, Cath mostra que muitas vezes fazer isso não é tão fácil quanto parece aos observadores de fora.

Acredito que esse tom dramático de realidade perturbadora é o que nos prende ao livro e não nos deixa parar a leitura até que descobrimos como tudo irá terminar. Tocante e real, um livro que deve ser lido por todos para que possamos perceber o quão difícil pode ser estar nessa situação, além de ser ouvido e ajudado quando mais se precisa.

2 comentários:

  1. Quero ler esse livro, perdi a oportunidade de compra-lo por uma bagatela, mas de alguma forma vou ler, tenho que ler rsrsrsr. Já li muitas resenhas falando maravilhas do livro e eu gosto de um livro com tom dramático.

    http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wanderléa!
      É só ficar de olho que vira e mexe o livro está em promoção, e é uma leitura super válida, maravilhosa.
      Beijos!

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!