12 de junho de 2014

Resenha | Gênesis - Bernard Beckett


Título: Gênesis
Autor: Bernard Beckett
Editora: Intrínseca
Páginas: 176
Ano: 2009
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Na ocasião em que a Terra foi arrasada pela Peste, os sobreviventes reuniram-se em uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Seu nome é Adam Forde. Ele muda para sempre o curso da História.
Anaximandra, uma jovem de 14 anos, estudou a fundo esses dados históricos. Numa sala com pouca luz ela está sentada diante de três Examinadores para uma exaustiva prova de quatro horas. Adam Forde, seu herói, morto há bastante tempo, é o tema do exame. Se aprovada, ela será admitida na Academia – a instituição de elite que governa aquela sociedade utópica. Anax, porém, está prestes a descobrir que nem tudo consta dos registros acadêmicos. Há fatos, imagens, arquivos a que nem todos têm acesso. Antes que a avaliação termine, virão à tona o obscuro segredo da Academia e a realidade assustadora daquele admirável mundo novo.
Inquietante e de uma ingenuidade encantadora, Gênesis conduz a um futuro em que antigas – e eternas – questões filosóficas se chocam com o avanço tecnológico – quando o significado de ser humano, ter consciência e ter alma tornam-se questões centrais.

Em 2052 as grandes potências mundias estão em conflito e Platão, um dos homens mais ricos da época, juntamente com seus sócios começa a transferir seu dinheiro para um grupo de ilhas que se encontram na parte inferior do globo, conhecido como Aotearoa. Com o início da guerra ele convence facilmente as pessoas a se mudarem para suas ilhas, onde constroi-se a Grande Cerca Marítima. Com o início da grande peste que se alastra pelo mundo, a cerca serve de refúgio para todos que agora ali vivem. A ordem é de atirar e matar qualquer helicóptero, barco ou pessoa que aparecer além da Grande Cerca. Ao desobedecer essa ordem, Adam Forde muda todo o curso da história da República.

A atitude de Adam Forde assim como sua vida são os objetos de estudos da jovem Anaximandra, que fará um teste de quatro horas perante três examinadores para poder ser aceita na Academia, a instituição que governa a República. Nessas quatro horas ela descobrirá muitos fatos desconhecidos a respeito da vida de Adam Forde, a verdade em relação à Academia e a República.

''Ser escolhida seria uma grande honra, é claro, mas Anax sabia muito bem que não era a honra em si que a motivava. Entrar para a Academia era servir à sociedade. A sociedade que ela amava. A sociedade mais evoluída que o planeta já conhecera.''   Pág. 134
 
Gênesis é uma distopia diferente de tudo que há atualmente, começando pela narrativa, que é em forma de uma entrevista. Divide-se a narrativa hora por hora, contando com um intervalo entre as mesmas. É uma leitura fluída, e no decorrer da entrevista Anaximandra nos conta como foi o início da República e porque a atitude de Adam Forde gerou e continua gerando tanto interesse nas pessoas. Acredito que todos as dúvidas que temos durante a leitura são sendo respondidas pouco a pouco, sendo que no final temos a grande verdade revelada.

O único problema relacionado à narrativa foi o envolvimento. Acredito que pelo fato de Anax estar em uma sala com três examinadores apenas contando os fatos do passado e os relacionando com o futuro torna o envolvimento do leitor com a história um pouco mais difícil, sendo que não há a possibilidade de se pensar em alternativas para mudar o final inevitável da história.


A obra como um todo é realmente ótima e nos coloca diversos pontos de reflexão relacionados a nós, seres humanos. Bernard Beckett soube fazer um livro de estreia genial, com um final arrebatador. Apesar de ser uma sociedade futurística, percebemos alguns pontos em comum com a nossa sociedade, e com o rumo que ela pode tomar.

Leitura super recomendada principalmente para os fãs de distopias que estão a procura de algo novo e inovador. Espero que tenhamos mais livros do autor em breve.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!