1 de maio de 2015

Resenha | A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Título: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Ano: 2015
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.

Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.

Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.

A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.


Mark é um típico garoto de 12 anos, a não ser pelo fato de estar com câncer. Vendo a doença levar aos poucos toda sua força, vida e felicidade, ele decide fugir de casa para realizar seu maior sonho: escalar e chegar ao topo do Monte Rainier. 
''Engoli seco. A montanha selvagem – bem no topo dela – era para onde eu estava viajando. Sempre soube que era loucura. Um garoto doente, fugindo de casa para escalar uma das maiores montanhas da América do Norte. Sozinho. É – sempre pareceu loucura.''   Pág. 59

Mark deixou para trás os pais e a melhor amiga Jessie, partindo apenas com seu fiel companheiro e melhor amigo, o cão Beau, além de sua câmera fotográfica e um caderno para escrever haicais.


A divisão dos capítulos é diferenciada e nos mostra ambos os lados da situação. Temos os capítulos integrais narrados por Mark, nos mostrando as dificuldades da sua jornada. Entre a narrativa do garoto temos os capítulos ½, que trazem o sofrimento vivido pelos seus pais e por Jess para encontrá-lo. 

O livro toca o leitor pela coragem do garoto em deixar tudo para trás e seguir sozinho a realização de seu maior sonho. E apesar das diversas dificuldades que surgem no caminho, Mark não se deixa abater.


Beau é um dos fatores que tornam o livro incrível, sendo impossível não se emocionar com a ligação existente entre homem e animal. O amor e a proteção que o cachorro tem para com Mark demonstram carinho e afeto, e provam que o cão é o melhor amigo do homem em qualquer circunstância.
''Todo mundo deveria ter um cão – ele disse, pensativo, com a mão ainda fazendo carinho em Beau. - Os cães nos ensinam a amar e ser carinhosos. Eles nos fazem lembrar das coisas que realmente importam.''  Pág. 137

Tenho de admitir que gostei do final que o autor deu a história. A conectividade que foi feita entre o fim e o início é extraordinária. Jessie acabou tendo uma grande responsabilidade e, como o leitor pode perceber, conseguiu cumprir com seu propósito muito bem.


A Novo Conceito fez um trabalho incrível com a diagramação do livro. Devido a narrativa ser principalmente sobre o ponto de vista de um garoto, a história acaba tendo uma leveza e passa num piscar de olhos. 

A Mais Pura Verdade nos faz refletir de diversas formas. Não temos como prever o amanhã, tudo que temos é o hoje. Devemos valorizar nossa vida, a saúde e a felicidade de poder viver cada dia, pois o futuro é imprevisível, e essa é a mais pura verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!