15 de abril de 2015

Resenha | Lobo Mau - Nele Neuhaus

Título: Lobo Mau - Série Bodenstein & Kirchhoff, Livro 6
Autora: Nele Neuhaus
Editora: Jangada
Páginas: 496
Ano: 2014
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Uma adolescente é encontrada morta no rio Meno, nos arredores de Frankfurt. Sua identidade é um mistério. Aparentemente, ela é a terceira vítima de uma festinha regada a álcool que terminou tragicamente, mas a polícia descobre que a água nos pulmões da garota não é do rio, e que seu cadáver mutilado está ali há dias. 

Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein, os detetives do best-seller Branca de Neve Tem que Morrer, agora trabalham para descobrir quem aprisionou, estuprou e brutalizou a jovem. Enquanto isso, mais crimes acontecem: a apresentadora de um programa de TV sensacionalista é espancada, estuprada e trancada no porta-malas de seu próprio carro e uma psiquiatra sofre uma morte terrível.

A ligação entre os crimes é uma rede de violência e corrupção que atinge a elite da sociedade alemã e o próprio departamento de Pia. Mas talvez seja tarde demais para ela e Oliver descobrirem quem é o lobo mau.


Lobo Mau é o sexto volume - segundo lançado no Brasil - da série que traz como protagonistas os investigadores Oliver von Bodenstein e Pia Kirchhoff.

Uma garota foi encontrada morta no rio Meno. Apesar de os fatos indicarem, inicialmente, que ela morreu afogada no rio, a garota sem identidade está morta a dias. Com indícios de abusos, mutilação e diversos tipos de hematomas, tudo que se pode concluir é que um delito terrível se esconde atrás de tamanha violência.

Enquanto investigam, sem muitos avanços, o caso da garota encontrada no Meno, Bodenstein e Pia precisam solucionar os novos casos que estão surgindo: a famosa apresentadora de TV, Hanna Herzmann, é encontrada nua e quase sem vida no porta-malas de seu carro, brutalmente atacada e estuprada. Dias depois, a psiquiatra Leonie Verges é encontrada em sua casa, amarrada e morta pela sede.

Bodenstein discorda sobre a ligação dos três casos, enquanto Pia acredita que todas as mortes provém de um único fator, ainda desconhecido. Ao longo do livro iremos descobrir uma longa rede de corrupção que envolve o departamento policial e pessoas da alta sociedade alemã, além do corrompimento da própria justiça.

Lobo Mau é o tipo de thriller que fisga o leitor logo nas primeiras páginas. Apesar de a história se passar na Alemanha e os nomes das cidades e locais serem desconhecidos e um pouco difíceis, isso não se torna um grande problema durante a leitura, já que a escrita de Nele é muito envolvente e cheia de suspense, fazendo o leitor virar avidamente as páginas em busca de respostas para os crimes e não parar até desvendar todos os mistérios.

A autora nos mostra um lado totalmente diferente dos seres humanos. O livro aborda principalmente a questão do abuso – em especial o infantil – mostrando a tamanha brutalidade humana para cometer crimes até para com seu próximo. Assim, crianças e adultos acabam sendo reféns dos fatos que sabem e da maldade dos indivíduos com quem convivem. 
''Mas o mais bonito era o vestido – um verdadeiro vestido de princesa, todo vermelho! E os sapatos vermelhos combinando, com salto!
Olhou-se no espelho e ficou muito orgulhosa. O papai também ficou orgulhoso. Conduziu-a pela sala até a escada, como em um casamento. O tio Richard foi na frente e abriu uma porta. Ficou surpresa. No quarto havia uma verdadeira cama de princesa com dossel!
- Do que vamos brincar? - perguntou.
- De uma coisa muito divertida – respondeu o papai. - Também vamos trocar de roupa. Espere aqui e seja boazinha.
Ela fez que sim. Subiu na cama e ficou pulando nela. Todos haviam admirado seu vestido e foram tão bonzinhos com ela! A porta se abriu, e ela soltou um grito assustado ao ver o lobo. Mas depois acabou rindo. Não era um lobo de verdade, era o papai fantasiado! Que bom que só ela e o papai tinham esse segredo. Pena que depois não conseguia se lembrar de nada. Pena mesmo. ''     Pág. 61, 62


Em certo ponto da história, com as diversas pistas que o leitor obteve durante a leitura já me senti capaz de ligar os pontos e decifrar algumas partes do mistério. Mesmo assim, quando somos apresentados a resolução dos fatos que já havíamos imaginado, é impossível não ficar em choque e querer desacreditar a crueldade dos atos humanos. 

Há muitos protagonistas na história, mas isso não se torna um problema, já que todos tem um propósito no enredo. Cada indivíduo e drama inserido no livro, por mais que pareça dispensável à primeira vista, terá ações importantes e passará por problemas que ajudarão a determinar o final da obra. Tudo acaba sendo interligado e necessário, não sobrando nenhuma ponta solta. 

Uma das amigas de colegial que Pia reencontra logo no início do livro será um exemplo desse tipo de protagonista, que acaba sendo de grande importância para a história. Emma é casada com Florian e tem uma filha, a bela Louisa de 5 anos. Emma percebe que o comportamento da filha começa a mudar de uma forma muito estranha e, aos poucos, a menina vai tornando-se uma pessoa completamente diferente, tomada pelo medo e angústia. 

Na busca pela resolução dos casos atuais, os investigadores acabam voltando a remexer em antigos casos e provam que injustiças podem acontecer quando os manipuladores estão no poder, provando que vale tudo para esconder a verdade, até culpar os inocentes.

Apesar de não ter lido outros livros da série, Bodenstein pareceu-me um personagem coadjuvante em relação a Kirchhoff. Pia aparece como um fator determinante da história, procurando sempre a verdade, doa a quem doer. Mostrando-se mais ativa, ela demonstra sua força de vontade em realizar seu trabalho e não se importa com os riscos que tem de enfrentar. Com um papel de mulher forte, Pia Kirchhoff serve de inspiração.

Os capítulos são divididos em dias, e em cada um deles existe a narração de diversos personagens, com o intuito de acompanharmos cronologicamente os passos de cada um. A diagramação do livro também está maravilhosa e merece destaque. Na parte inferior, a numeração das páginas foi feita com gotas e borrifos de sangue, trazendo um ar de medo e suspense.

Mesmo sendo o sexto volume da série, você pode se aventurar na leitura sem medo. Como cada obra traz um caso diferente, o único fator que fica um pouco pendente é em relação a vida pessoal dos investigadores, como o divórcio que Bodenstein está vivendo. 

Lobo Mau tornou-se um dos meus suspenses policiais favoritos. Mesclando injustiças e mostrando a crueldade do ser humano, é um livro que consegue mexer com com os sentimentos do leitor, trazendo revolta e angústia. As quase 500 páginas são devoradas rapidamente, ansiando pela leitura de todos os livros da incrível Nele Neuhaus.

2 comentários:

  1. Gente esse livro deve prender e muito o leitor com essa narrativa cheia de acontecimentos. Gosto bastante desse tipo de livro, costumo ler em pouquíssimo tempo HAHAHA. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    http://www.girlbeinggeek.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro prende mesmo o leitor de uma maneira incrível, e em questão de dois a três dias é possível concluir a leitura!
      Beijos!

      Excluir

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!