28 de junho de 2014

Biografia Literária | Marian Keyes

Olá.
Hoje trago mais um post da coluna Biografia Literária, e dessa vez, a escolhida foi Marian Keyes, autora de vários best-sellers do gênero Chick Lit.


Nome: Marian Keyes

Nascimento: 10 de Setembro de 1963 - Limerick, Irlanda

Nacionalidade: Irlandesa








Marian Keyes é uma das romancistas irlandesas mais bem sucedidos de todos os tempos. Embora ela tenha sido criada em uma casa onde havia muita contação de histórias, ela nunca pensou que poderia ser escritora. Em vez disso, ela estudou direito e contabilidade e, finalmente, começou a escrever contos, em 1993. Embora ela não tinha intenção de alguma vez escrever um romance, ela enviou seus contos para uma editora, com uma carta dizendo que ela começou a trabalhar em uma novela. Os editores responderam pedindo para ver a novela, e uma vez que o pânico tinha desaparecido, ela começou a escrever o que posteriormente tornou-se seu primeiro livro Melancia.

Melancia foi publicado na Irlanda em 1995, onde foi um sucesso imediato. Seu estilo conversador e seu humor irlandês extravagante agradou todas as faixas etárias, se espalhando para a Inglaterra e depois para outros países (principalmente os EUA em 1997), sendo que Marian é agora publicada em trinta e três idiomas.

Até o momento, a mulher que disse que nunca escreveria um romance publicou livros best-sellers em todo o mundo, com um total de vinte e três milhões de livros vendidos até o momento.  The Other Side of the Story (Um Bestseller pra Chamar de Meu) vendeu mais de meio milhão de exemplares em brochura, tornando-o o segundo maior romance de venda paperback publicada em 2005.

Anybody Out There (Tem Alguém Aí?) ganhou o prêmio British Book Awards de ficção popular e o prêmio Melissa Nathan inaugural para Co
média Romance. This Charming Man (Cheio de Charme) ganhou o prêmio irlandês para ficção popular.

Os temas centrais de seus livros levam a tona muitos assuntos delicados, tais como luto, depressão pós-parto e violência doméstica. As personagens criadas pela escritora possuem perfis realistas, que permitem com que o leitor se identifique com a trajetória de vida narrada.

Em 2009, Marian entrou em um episódio depressivo maior, como sua luta contra o vício do alcoolismo e, inclusive, uma tentativa de suicídio, e teve que parar seu trabalho. Ela não faz mais aparições públicas, mas continua escrevendo.

Além de romances, ela escreveu contos e artigos para várias revistas e outras publicações. Ela também está envolvida com diversas instituições de caridade - ela contribuiu para um livro multi-autoria, Yeats is Dead! onde todos os royalties foram doados para a Anistia Internacional. Ela publicou duas coletâneas do seu jornalismo, intituladas Under the Duvet e Further Under the Duvet, e doou todos os royalties das vendas irlandeses à Comunidade Simon, uma instituição de caridade que trabalha com os sem-teto.

Ela nasceu em Limerick, em 1963, e cresceu em Cavan, Cork, Galway e Dublin; Agora está vivendo em Dun Laoghaire com seu marido Tony. Ela inclui entre seus passatempos: leitura, filmes, sapatos, bolsas e o feminismo.


Bibliografia


Watermelon (1995) - Melancia
Lucy Sullivan is Getting Married (1996) - Casório?!
Rachel's Holiday (1998) - Férias!


Last Chance Saloon (1999) - É Agora ... ou Nunca
Sushi for Beginners (2000) - Sushi
No Dress Rehearsal (2000)
Under the Duvet (2001)
Angels (2002) - Los Angeles
The Other Side of the Story (2004) - Um Bestseller pra Chamar de Meu
Further under the Duvet (2005)
Anybody Out There? (2006) - Tem Alguém Aí?
Cracks In My Foundation (2007)

This Charming Man (2008) - Cheio de Charme
The Brightest Star in the Sky (2009) - A Estrela Mais Brilhante do Céu
The Mystery of Mercy Close (2012) - Chá de Sumiço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!