11 de maio de 2014

Resenha | A Vivência de Clarisse - Isabella Danesi


Título: A Vivência de Clarisse
Autora: Isabella Danesi
Editora: Novo Século
Páginas: 232
Ano: 2013
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Era para ser um simples intercâmbio na Inglaterra, se não fosse o fato de Clarisse ficar hospedada na casa de sua amiga Gio, uma garota que namora nada mais, nada menos do que um dos integrantes da banda Flight 08 , de quem é fã, assim como outras garotas também. Igual a um sonho maravilhoso, a brasileira conhece e acaba se envolvendo com Mark, um dos vocalistas da banda. Porém, como saber se realmente essa ficada é para valer ou não? Como é difícil o amor nessa fase da vida! Ainda mais quando o famoso vocalista é cobiçado pela maioria das meninas, que rejeitam e até invejam a estrangeira que, aparentemente, conquistou o coração... do líder do Flight 08. Mais do que uma viagem até outro continente e outra cultura, A vivência de Clarisse é uma jornada para dentro de si mesmo, em que os conflitos da personagem são postos à tona, de forma profunda, sensível e cativante. 


Clarisse (Clair) vive em São Paulo com sua família e sua nova amiga, a intercambista Giovanna (Gio), que está em um intercâmbio no Brasil por 8 meses. O mais inacreditável de tudo, é que Giovanna é a namorada de Scott, um dos vocalistas da banda Flight 08, de quem Clarisse é super fã. Assim que o intercâmbio de Giovanna terminar ela irá retornar para a Inglaterra, levando Clarisse para fazer um intercâmbio pela terra da Rainha.
 
Para Clair, o mais fantástico de tudo será conhecer seus ídolos, a banda Flight 08. Ao mesmo tempo que se apaixona por Mark, ela conhece Daniel, o primo de Mark, por quem também nutre um sentimento, e uma relação de ''namoro'' começa. Porém, ela terá que descobrir a verdade dos seus sentimentos e tomar uma decisão.

Eu gostei muito do livro, apesar de acreditar que a autora pecou um pouco em alguns pontos. O ponto forte do livro é a trama que ele aborda, o romance impossível entre uma garota comum e seu ídolo. Esse ponto conquista de cara muitos leitores, pois quem nunca sonhou em viver uma linda história de amor com seu maior ídolo, não é?

O romance entre Clarisse e Mark é cheio de idas e vindas, assim como o esperado quando namora-se uma celebridade. Acredito que a autora soube conduzir muito bem essa parte da história, conseguindo arrancar sorrisos e lágrimas do leitor. Em relação a Clarisse, ela se sente insegura em relação à Mark, e isso é bastante compreensível, considerando o típico bad boy que ele aparenta ser. Mas além de ser insegura ela apresenta um lado emocional bastante frágil. 
''Não é fácil ser criticada, principalmente por alguém que você não conhece. Ainda mais sendo eu o alvo – justo eu, que choro por qualquer coisa.''

Porém, alguns pontos tornaram a leitura bastante cansativa. Um exemplo disso é quando se aborda um assunto, como internet, bebidas e afins, a autora sempre escreve sobre o que ela pensa do assunto. É literalmente escrito uma explicação sobre aquilo e o porque de ser bom ou ruim, e isso tornou-se monótono.

A convivência que Clair tem com as amigas de Gio é um pouco estranha. Elas andam juntas como se realmente fossem amigas e se gostassem, mas algumas das garotas não gostam de Clarisse e a insultam. Essas garotas também costumam consumir muito álcool e, em alguns momentos, até drogas. Acredito ser um pouco contraditório da parte de Clarisse não acreditar que essas atitudes sejam corretas e continuar na companhia dessas garotas.


A atitude de Giovanna de andar com essas garotas e consumir álcool faz sua mãe discutir com ela em alguns momentos, mas as brigas são resolvidas com muita rapidez. Acredito que toda essa questão familiar poderia ter sido melhor desenvolvida, o que geraria mais profundidade a história.
 
Apesar de todos estes pontos terem me desanimado com a leitura, eu ainda assim amei o livro. A Inglaterra é um país maravilhoso que eu anseio muito por conhecer, e as referências aos lugares turísticos que a autora fez, detalhando a visitação a eles, é maravilhosa e lhe faz sentir-se como se estivéssemos visitando o país junto com Clarisse. 
No final, com todos os prós e contras, eu recomendo o livro para todos os amantes de romance e, acima de tudo, quem sonha em conhecer seu ídolo e viver uma linda história de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!