29 de abril de 2014

Resenha | Ratos - Gordon Reece


Título: Ratos
Autor: Gordon Reece
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
Ano: 2011
Adicione: Skoob
Compare e Compre: Buscapé

Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.


Shelley e sua mãe vivem no Chalé Madressilva, a meia hora da cidade. Elas se mudaram para lá devido aos problemas de bullying e quase morte pelas quais Shelley passou. As culpadas: Teresa Watson, Emma Townley e Jane Ireson. Essas garotas eram as melhores amigas de Shelley, e o grupo era conhecido como JETS, porém, por volta dos catorze anos, as garotas começaram a mudar, tanto em aparência como em comportamento, e Shelley foi a única que ficou ''parada no tempo'', sendo a mesma de sempre. As ex-amigas começaram então a atacá-la, ferindo a físicamente e sentimentalmente, até que o pior ataque de todos acontece. 

Depois dessa experiência de quase morte ela deixa a escola para estudar em casa, e sua mãe vende a Propriedade Matrimônial. Mudar-se é um grande alívio para Shelley, já que ela quer deixar as lembranças ruins para trás, inclusive em relação ao seu pai. Seu pai, um advogado, trocou as duas por sua secretária sexy, apenas dez anos mais velha que Shelley. Após recusar a guarda de seu pai e decidir morar com a mãe, ele as deixou sem dizer adeus.
''Sei que sou um rato e que estou me escondendo de todos em meu ninho aconchegante, atrás dessas paredes, mas minha vida de rato é repleta de todas as coisas boas que existem: arte, música, literatura...amor.Pode ser apenas uma vida de rato, mas é uma vida boa, uma vida rica, uma vida maravilhosa.''

O Chalé Madressilva representa então um ponto de conforto, onde elas podem se esconder do mundo exterior, assim como os ratos fazem. Passam as noites tocando música e tomando chocolate quente, no conforto e felicidade de seu refúgio. Porém, na noite de seu aniversário de dezesseis anos, ambas vão se deparar com uma situação que mudará o curso de suas vidas e as transformará para sempre.

Ratos é o livro de estreia de Gordon Reece. A obra não é muito conhecida, mas é arrebatadora. A escrita é fluída e você lê o livro correndo a fim de saber o que acontecerá no final, o destino de mãe e filha.


A narrativa é feita em primeira pessoa, pela própria Shelley. Ao mesmo tempo que temos pena da garota pelo que lhe ocorreu, a vemos como alguém a se temer, pois suas atitudes nos deixam boquiabertos. Ela é uma personagem que realmente consegue nos deixar em um conflito de sentimentos.
Um ponto muito positivo é que tudo pelo que Shelley passou vai refletindo-se na sua personalidade, e ao longo do livro percebe-se que ela apresenta um crescimento e um amadurecimento, não ficando naquela mesmice de ser sempre a vítima, de acreditar que a vida como um rato é maravilhosa, mas de poder também mudar o curso de sua história. Tanto que no final, ela toma atitudes realmente surpreendentes, resolvendo seguir uma nova vida, provando que não se precisa viver como um rato para sempre.

A história é bastante brutal, tanto em relação ao que aconteceu com Shelley e com o que ela fez. Todo esse tema de bullying que o livro aborda também é muito necessário para nos fazer refletir, consequentemente nos mostrar quais os limites que cada pessoa consegue aguentar, e quando ultrapassados, as atitudes são devastadoras.
 
A mãe de Shelley também está enfrentando os seus ''problemas'', e é interessante ver que as duas conseguem crescer juntas e sairem de suas tocas, mudando a visão da sociedade sobre elas.
 
A capa é linda, tendo um recorte, sendo que o título ''Ratos'' está escrito na aba interna do livro. Além de ser um belo trabalho gráfico, a capa é um pouco assustadora à primeira vista, mas nos remete bem ao tema do livro, a casa dos ratos, seu confortável lar, manchado de sangue. Recomendo muito a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou dessa postagem?
Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!